Transgênicos e ética: a ameaça à imparcialidade científica cia de tal mudança, o conhecimento original e inventivo que, para ser protegido, ne-cessitava ser público, passa, para tanto, a ser necessariamente sigiloso.
2016 ISSN Impresso: 1676-529- 333 que cabem aos fornecedores e produtores de alimentos transgênicos, além de pesar na balança os riscos e benefícios destes para a nossa. Também há controvérsia quanto ao valor nutricional e ao preço de venda dos alimentos orgânicos em comparação aos alimentos produzidos convencionalmente. ABSTRACT: The use of transgenic plants on the human diet is a matter of great concern for the scientific community and the public in general. Alimentos transgênicos prometem produtividade de alimentos para a população crescente, porém é necessário saber se a ética científica se refletirá no cuidado com os alimentos que garantem a sobrevivência.
Metodologia Os artigos científicos utilizados na construção do trabalho são oriundos das bases de dados PUBMED e SCIELO e de revistas científicas, nas línguas portuguesa e inglesa
A exigência de regulamentações exageradas, com argumentos retóricos ao arrepio das evidências científicas, impõe o atraso aos países em desenvolvimento, notadamente. Desta forma o presente trabalho teve como objetivo descrever as vantagens e desvantagens dos alimentos transgênicos, discutindo a necessidade da rotulagem dos mesmos a partir de estudos e trabalhos científicos obtidos de bases indexadas como Scielo, Google Acadêmico, Portal Periódico do CAPES, PubMed, artigos científicos e documentos de.
Resumo: O objeto do presente está assentado na imprescindibilidade de se desenvolver um debate sobre os alimentos transgênicos em uma perspectiva da Bioética e do princípio da precauçã aspecto, é possível salientar que o corolário da precaução se apresenta como uma garantia contra os riscos potenciais que, em harmonia com o estado atual de conhecimento, não são passíveis.
ALIMENTOS TRANSGÊNICOS NO CAMPO DA SAÚDE TRANSGENIC FOODS IN THE HEALTH FIELD Célia Maria Patriarca Lisboa1 Juan Francisco Bacigalupo Araya2 Alexandre Brasil Fonseca de Carvalho3 1 Programa de Pós-Graduação do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde/ NUTES/UFRJ
O texto da New Scientist está em linha com diversos autores, como Tuomisto e colaboradores 18 , que analisaram quase uma centena de artigos científicos sobre impacto ambiental de agricultura orgânica e convencional na Europa.
Alimentos transgênicos são aqueles que foram geneticamente modificados, ou seja, receberam um ou mais genes de outros seres vivos para alterar suas características. However, it is important to consider that before the release for human consumption, transgenic foods are submitted to an extensive series of rigorous tests.