Artigo de opinião sobre racismo e preconceito no brasil

No que persistimos no slogan de: Abaixo o racismo, a discriminação e o preconceito racial no que aparece constantemente como uma direta utopia. Treinador fez discurso contundente sobre preconceito racial enraizado no Brasil, e jogador do CSKA criticou a violência contra a população negra. Fui vigiada e seguida, dentro de lojas, e ao observar se as demais pessoas, também estavam sendo seguidas pelo segurança, percebia que era.

Embora o campo de estudos sobre a questão racial no Brasil seja um dos mais produtivos e plurais das ciências sociais, as discus-sões sobre o conceito de racismo são mais recentes aqui (Guimarães, 2004, pp. E, mais especificamente, quanto ao racismo, gostaria de apresentar um texto de Dom Zanoni Demettino Castro, arcebispo de Feira de Santana (Bahia). Durante décadas as pessoas negras sofreram com Racismo, suas vidas e vozes foram arrancadas, A escravidão marcou um ponto importante na história do Brasil e de todo um povo. 300 anos em que seus pensamentos e suas escolhas não foram respeitados de maneira que todos temos direito, e isso está relacionado com a falta de oportunidades que sofrem, acarretando também uma discriminação.



Pois o racismo esta na base de uma teoria que defende a supremacia de uma raça sobre a outra, superiorizada ou inferiorizada pela sua cor. Uma pesquisa de opinião realizada pela Fundação Perseu Abramo em 2003 (Santos & Silva, 2005), demonstra que 87 dos brasileiros/as admitem que há racismo no Brasil, contudo apenas 4 se reconhecem como racista. Ele é afrodescendente e a sua reflexão sobre o racismo se encontra no site da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), com o interessante título: Coisa de Negro.

Carta do leitor 1 1 - O preconceito contra ritmos populares, como o pagode, implícito na opinião de Tom Zé, reflete outros preconceitos: de classe, de cor e de cultura ( Jornal Folha de São Paulo, Ilustrada, 30/3). RESUMO Este artigo tem por finalidade avaliar e diagnosticar o estágio atual da inclusão Social das Pessoas com Deficiência no Âmbito Escola, tomando-se por base a opinião de pais de alunos com e sem deficiência, dos monitores da Associação de Pais e Amigos do Excepcional, assim como dos professores inseridos na rede regular de ensino.

Aqui o racismo e visto na discriminação social , ela pode ser provada como por exemplo na eleição de 2014 , somente cerca de 3 dos eleitos eram negros , além de críticas na mídia. É a crítica sobre aspectos étnicos, sexuais, status social, religião entre outros, como acontece na homofobia e na discriminação religiosa, por exemplo.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem