Artigo violência doméstica scielo

Miura em seu artigo intitulado Violência Doméstica ou Violência Intrafamiliar: Análise dos Termos, publicado pela Psicol. 340 (que rege os mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher), esclarece que existe uma divisão para melhor entendimento quanto violência. A violência doméstica, a mais comum das violências contra a mulher, deve ser detectada pelo profissional de saúde e encarada como questão de saúde pública. O estudo teve como objetivo a identificação da percepção dos enfermeiros de Atenção Básica sobre o fenômeno da violência doméstica e sua relação com as famílias.

2 - Espécies de violência doméstica A violência doméstica é todo ato ou omissão, praticado por pais, parentes ou responsáveis contra crianças e/ou adolescentes que, sendo capaz de causar dano físico, sexual e/ou psicológico à vítima, implica numa transgressão do poder/dever de proteção do adulto (AZEVEDO


Assim, o ponto nevrálgico deste artigo, destaca-se a implementação da Lei , a chamada Lei Maria da Penha, a qual define violência doméstica ou familiar contra a mulher como sendo toda ação ou omissão, baseada no gênero, que cause morte, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral e patrimonial, no âmbito da

A violência doméstica não atinge só a mulheres, atinge também crianças, pessoas idosas, deficientes, dependentes, e não parte só do marido/companheiro. Do mesmo modo, no Paraná, houve um aumento de 15 nos registros de violência doméstica atendidos pela Polícia Militar no primeiro fim de semana de distanciamento social 29. Os termos Violência Doméstica (VD) e Violência Intrafamiliar (VI) são identificados na literatura com significados ora semelhantes, ora distintos.

O objetivo deste trabalho foi identificar, analisar e compreender o uso dos termos VD e VI em artigos acadêmicos na área da psicologia. Foi um estudo prospectivo, descritivo e exploratório, de abordagem qualitativa, e sustentada pela Teoria de Intervenção "Práxica" da Enfermagem de Saúde Coletiva. MÉTODOS: os dados dos casos notificados à Vigilância Epidemiológica de Penápolis foram obtidos do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan). OBJETIVO: descrever o perfil dos casos não fatais de violência interpessoal atendidos em uma unidade de urgência e emergência de referência para sete municípios do estado de São Paulo, no período 2008-2010.

A violência doméstica contra a mulher atinge re-percursões em vários aspectos da sua vida, no trabalho, nas relações sociais e na saúde (física e psicológica). Segundo o Banco Mundial (Ribeiro & Coutinho, 2011), um em cada cinco dias de falta ao trabalho é causado pela violência sofrida pelas mulheres dentro de suas. Este estudo analisa algumas das estratégias de enfrentamento da violência doméstica contra mulheres, tendo como recorte analítico a legislação brasileira e sua materialização em Guarapuava, cidade localizada na.


*

Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Proxima Postagem