O Curso de Gastronomia
Algumas boas oportunidades ficam nas regiões turísticas, por causa da concentração de hotéis, pousadas e restaurantes. Em lugares com poucos turistas, existe a opção de você abrir o seu próprio restaurante. #FicaADica: faça pesquisas extremamente completas pra não quebrar a cara (e o negócio).Nessa área, o profissional vai trabalhar no desenvolvimento de produtos industrializados. Tipo sorvete, lasanha congelada, lata de molho de tomate, etc. Cozinhar bem é uma coisa. Administrar um negócio é TOTALMENTE diferente. Muitas vezes, o dono do restaurante não consegue cozinhar, já que não tem tempo pra isso. Em geral, o mercado tá cada vez mais aquecido e competitivo. Os restaurantes buscam cardápios diferenciados como uma vantagem em cima dos concorrentes, o que faz abrir muitas portas pra profissionais da Gastronomia. Cursos de extensão gratuitos, novidades da Unyleya em primeira mão e acesso à descontos exclusivos para o seu segundo curso em um espaço único pensado para você. O chef precisa saber lidar com pessoas, liderar equipes e administrar imprevistos. Imagine um restaurante que só tem uma pessoa na cozinha. Ou então uma equipe de cozinheiros que não se curte ou é mal liderada/desorganizada. Precisa também se ligar nas normas de segurança alimentar. Além da saúde dos seus clientes, o chef ainda pode ter seu restaurante interditado pela vigilância sanitária.
Após algum tempo de experiência, você pode chegar em salários de 10, 20, 30 ou até 50 mil reais mensais (beeem raro! No Brasil, esses salários são de chefs proprietários de renomados restaurantes). As interações assíncronas entre professor e alunos, no material didático disponibilizado e nas atividades avaliativas acontece em todas as disciplinas, que são oferecidas sequencialmente, porém sem pré-requisitos entre elas. A Faculdade Unyleya é credenciada como Instituição de Ensino Superior pelo Ministério da Educação MEC, por meio da Portaria nº 1663/2006 e recredenciada pela Portaria nº 721, de 20 de julho de 2016. A denominação Faculdade Unyleya foi autorizada pelo MEC por meio da Portaria nº 423, de 02 de setembro de 2016. As autorizações, assim como os indicadores da Instituição, podem ser consultados na página específica do MEC, na internet: . Se trabalha na cozinha (botando a mão na massa mesmo), a sua rotina vai ser mais ou menos como você vê em programas como HellsKitchen da vida. Sem ter um funcionário demitido por semana e um chef maluco na sua orelha o tempo todo, claro (pode ser que você seja esse cara).
- O Programa
- Metodologia
- Vantagens
- Parcerias
- Autorização do MEC
- Soluções Corporativas
- Progressão na Carreira
- Concursos
- Política de Privacidade
- Termos de Uso
- Crediblidade
- Disciplinas Complementares
- Trabalhe Conosco
- FAQ
- CEENG - Centro de Estudos e Pesquisas em Engenharia
- CEJUR - Centro de Estudos Jurídicos
- CETEC - Centro de Excelência em Tecnologia e Cibernética
- Escola de Negócios Unyleya
- NEPICS - Núcleo de Estudos de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Normalmente, os profissionais são contratados como auxiliares de cozinha e vão subindo na hierarquia da cozinha, conforme vão ganhando experiência e demonstrando capacidade de evoluir. O profissional pode trabalhar com vistoria de cozinhas pra ver se tá tudo limpinho e se as regras estão sendo seguidas. Geralmente, o chef de eventos trabalha mais horas por dia, embora trabalhe menos dias na semana/mês. Isso depende do número de eventos que ele executa. Mas não pense que é tranquilo. O chef de eventos trabalha MUITO! Além disso, o doidão tem que ser organizado, disciplinado e saber cuidar do tempo. Não, ele não precisa entender de meteorologia. Tem que saber fazer os processos da cozinha acontecerem no menor tempo possível para que o cliente não fique esperando 87 anos pra comer. Este site utiliza informações do seu dispositivo para personalizar a comunicação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao acessar este site, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso. O Ministério da Educação, em virtude da pandemia, prorrogou por um ano os atos legais da Faculdade Unyleya, conforme a portaria que pode ser consultada aqui.
Um clube de vantagens para chamar de seu, aluno Unyleya! Descontos e benefícios em mais de parceiros, desde estabelecimentos físicos, lojas online e serviços em todo o Brasil. Aprofundar o conhecimento na cozinha funcional e natural; Conhecer e dominar a elaboração dos cardápios funcionais, naturais e fit; Estudar as técnicas gastronômicas dos nutrientes e a composição dos alimentos; Melhorar o entendimento das tecnologias dessa área. O curso é 100 online, inclusive as avaliações. Não há exigência de encontros presenciais e nem de desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso TCC. Primeiro de tudo, a culinária brasileira é uma das melhores do mundo. Se você conhece alguém que mora fora do país, pergunte pra essa pessoa do que ela mais sente falta do Brasa. E mesmo que você prefira outras culinárias, isso não significa que os chefs de cozinha de lá são melhores que os nossos. Administrar o restaurante. As tarefas aqui são muitas, desde a contratação da equipe, treinamento, cuidar da grana e entrar em contato com fornecedores e clientes.
Se mesmo depois de ler esse post, você ainda não tem certeza se é isso que quer pra sua vida, vem fazer o nosso TESTE VOCACIONAL! De qualquer forma, certamente você estará envolvido com pessoas e muita comida. Se você curte essas coisas, o cotidiano da área pode vir a te interessar bastante. Aqui, o chef se especializa em confeitaria e panificação. O que significa isso? Ele é especialista em pães e sobremesas. O profissional pode atuar avaliando o trabalho dos outros. O crítico avalia o atendimento, a apresentação do prato, o sabor, aroma, tempo de espera e vários outros aspectos do restaurante. É uma área pouca explorada aqui no Brasil. Em geral, temos comentaristas de Gastronomia. Obs. : Os valores são MÉDIAS, ou seja, você pode ganhar tanto mais quanto menos que isso. Aqui, o profissional atua como um conselheiro. Ele sugere mudanças na área em que ele entende. Desde a disposição das mesas até estratégias de marketing, mudanças no cardápio, etc.
O seu salário vai depender do profissional que você é. É verdade que a média inicial é baixa, mas isso é porque o mercado de gastronomia ainda está engatinhando no Brasil. Além disso, ninguém começa ganhando rios de dinheiro. Tem bastante oportunidade legal pra quem se diferencia no setor. Tá, você sabe que o curso de Gastronomia ensina os alunos as técnicas de todas as partes da cozinha, MAS NÃO É SÓ ISSO! O profissional da Gastronomia aprende como montar e administrar um restaurante, comandar equipes e até línguas estrangeiras no curso. Além disso, ainda tem matérias de marketing e de segurança alimentar. Já se trabalha como gerente de um restaurante, ou comandando o seu próprio, vai ter uma rotina de muito contato com clientes, funcionários e fornecedores, além de muito planejamento e problemas de última hora. Estágio e TCC não são obrigatórios no curso de Gastronomia. Mas isso depende da instituição, em algumas pode ser SIM. O curso de Gastronomia é oferecido como bacharelado e como curso tecnólogo. O bacharelado dura 4 anos, já o tecnólogo, 2.
A diferença entre as duas modalidades (além da duração do curso) tá no conteúdo que é passado na faculdade e na quantidade de aulas teóricas. Nos dois formatos o aluno vai ter aulas práticas, mas a carga horária de teoria é muito maior no bacharelado. Essa aqui é autoexplicativa. Sim, você vai lavar muita louça durante sua carreira profissional. Mas e a satisfação em ver a galera adorando a tua comida? Ah, esse é um sentimento maravilhoso unânime entre todos os profissionais de Gastronomia que entrevistamos. Você viu Master Chef, CakeBoss ou HellsKitchen e tá querendo fazer Gastronomia? Você acha que o curso não serve pra nada, já que a sua vó faz uma comida melhor que as de restaurante? O processo de ensino e aprendizagem é focado no aluno e disponibiliza material didático em diversos formatos para que, independente das preferências do aluno, ele possa aproveitar ao máximo seu curso. O professor faz a gestão individualizada, acompanhando, avaliando e motivando o aluno durante sua caminhada. Os lugares que pagam melhor os seus funcionários são hotéis, clubes de luxo e hospitais.
O Curso de Gastronomia
O chef da cozinha. Que novidade, hein! A tarefa do chef é comandar a cozinha toda, elaborar o cardápio e supervisionar a equipe em todos os tipos de restaurante.Source: https://issuu.com